Outubro Rosa – Câncer de Mama – Saúde da Mulher

Hello, pessoal!

10334397_347420968766905_3371340056034483323_n

O tema de hoje é muito importante e requer uma atenção especial. O mês de outubro contempla uma campanha de conscientização internacional chamada OUTUBRO ROSA. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O objetivo principal alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo povos diversos em em torno da causa. A iluminação em rosa em prédios públicos assume importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo

PREVENÇÃO: É recomendado, além do auto exame, que a mulher faça os exames de rotina de acordo com a sua idade. O exame mais adequado — mamografia, ultrassom ou ressonância magnética — será indicado pelo médico de acordo com cada uma. Eles podem ajudar a identificar o câncer antes da pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:

  • Mulheres de 40 a 49 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente;
  • Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.
  • Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade) devem fazer a mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

A informação é a arma mais eficaz contra o câncer de mama.

E todos nós sabemos que a autoestima é uma importante arma que pode ser usada para ajudar no tratamento, na recuperação de doença, na forma que você interage com a comunidade, se vê e desenvolve suas atividades. Pensando nisso, a Campanha Fios de Solidariedade  busca arrecadar cabelos e lenços para serem doados às mulheres com câncer de mama.

10689782_667571806690156_4721858940854648901_n

Senti na pele como é difícil desapegar do cabelo, mesmo que só de alguns centímetros. Passei por uma mudança radical no visual e nunca me senti tão bem comigo mesma. Penso, a cada passada de mão nas minhas madeixas, como alguém deve estar feliz e super sorridente com o restante dela. Convido vocês para participarem também: dia 21/10 das 9H00 às 14H00 na Universidade Federal de Ouro Preto. A campanha consiste em doações de madeixas de pelo menos 12 cm e de lenços, para quem não puder doar os cabelos!
Para quem quiser doar, é só agendar o corte através do e-mail: fiosdesolidariedade.ufop@gmail.com
Para incentivar sua doação: prêmios e certificados serão distribuídos aos voluntários. 

Fotor01015150523
image


Os cabelos serão encaminhados para: AAPEC – Associação de Assistência às Pessoas com Câncer, e hospital do câncer de Uberlândia.
PARTICIPEM!

Esse post foi uma sugestão do grupo ROTAROOTS,  com  a ideia de fazer  uma “auto-análise” do seu blog. O grupo foi criado por blogueiras para trazer posts mais pessoais e originais a blogosfera e todo mundo que tem blog pode participar.

Anúncios

18 comentários sobre “Outubro Rosa – Câncer de Mama – Saúde da Mulher

  1. Essa ideia de cortar o cabelo era uma coisa que eu sempre quis fazer no Brasil, porém nunca tive coragem. Meus cabelos são muito volumosos e eu sempre tive esse receio de parecer como a Anne Hathaway no Diário de uma Princesa (antes da transformação). Aqui na Alemanha me vejo como uma pessoa diferente e já pensei em cortar, mas será que aqui também tem essas campanhas de doação? Se tiver, vou lembrar com carinho de sua postagem. Seremos nós duas trazendo um pouco de felicidade para alguém.
    Beijo, Bruna.

    Curtir

    1. Oi, Bruna! Esse medo é super normal, eu também tenho muito cabelo e o tamanho ajudava a pesar e abaixar o volume. Agora eu tenho que fazer chapinha, é um trabalho a mais mas que se compensa nos vinte min economizados no banho rsrs com certeza tem sim, vou tentar me informar e te avisarei!! E que nós duas despertemos cada vez mais o interesse de novas pessoas! Beijos

      Curtir

  2. No inicio no mês também fiz uma postagem sobre o assunto, pois já vi uma pessoa próxima ter a doença e é algo com que todos (homens e mulheres, jovens e mais velhos) devem se preocupar.
    Eu já fiquei tentada várias vezes em doar meu cabelo pro Cabelegria, mas ainda reluto por ser a primeira vez que tenho cabelo comprido depois dos meus 10 anos de idade rs.

    Achei a sua atitude linda e assim que eu resolver mudar o visual, os fios serão doados. ^^
    Além disso sou doadora de medula e órgãos. Em breve pretendo doar sangue 😉

    Curtir

    1. Ana, só de estarmos orientando as pessoas, já estamos fazendo uma boa ação. Parabéns pela sua atitude. O mês de outubro concentra grande parte da divulgação dessas dicas de prevenção e que bom que nós fizemos nossa parte!!
      Muito obrigada, fofa! =D
      Que máximo! Eu nunca doei sangue =/ Mas tenho muita vontade!
      Beijos

      Curtir

  3. Não preciso dizer que achei sua atitude admirável né? Acho que qualquer ação que possamos fazer para ajudar essas mulheres que estão passando por um momento tão delicado é bem vinda. Eu infelizmente ainda não doei meu cabelo, mas ainda estou pensando na ideia, convenci minha mãe e estou tentando convencer minha irmã.
    O que é importante lembrar as pessoas é que o mês de outubro não é o único em que devemos fazer exame, a atenção deve ser constante inclusive para homens, pois o que muitos não sabem que eles também podem ter câncer de mama. Aliás esses não é o único câncer existente, tem vários outros, infelizmente.
    Amei sua iniciativa, também fiz um post sobre.

    Curtir

    1. Oi, Raíne! Sério que você convenceu? Que máximoo 🙂 só de estarmos lutando pela conscientização, pela prevenção e outras coisinhas mais, nossa atitude já é boa! Vamos continuar seguindo com essa ideia durante os outros meses também!
      Me manda seu post, que muito lê-lo.
      beijos

      Curtir

  4. Amei essa campanha para doar os cabelos, o seu ficou ótimo!
    As pessoas tem que se conscientizar que não é só outubro, mas é sempre bom a blogosfera colocar em evidência esse assunto, para a galera prestar mais atenção e se prevenir contra o câncer!

    Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s