Documentário: Mulheres Luminosas

Por um feliz acaso, estava vagando pelos canais na tv e me deparei com um documentário na TV escola. O tema “Mulheres na Arte” me deteve e me hipnotizou. Assisti tudinho e assim que acabou, logo recorri ao google para compartilha-lo aqui com vocês.

295726498_640

O documentário é do ano de 2012 e busca retratar a trajetória feminina na arte brasileira. Para quem aprecia arte, história e feminismo, esta obra é imprescindível.

As mulheres não tinham o menor destaque no cenário artístico dos séculos XVIII e XIX. Como pano de fundo para este vídeo, foram selecionadas quatro grandes mulheres luminosas: A  Chiquinha Gonzaga com sua música, a Nicolina Vaz Assis com suas esculturas, a Gilka Machado com suas poesias e a Georgina de Alburqueque com suas pinturas.

A partir da história dessas artistas tão importantes e que revolucionariam a arte no Brasil, o documentário faz um breve relato sobre a posição da mulher na virada do século XIX para o XX.

Ao destacar estas criadoras, colocando-as como personagens de destaque , além de grandes exemplos da luta contra a opressão social, pelo esforço delas na busca por espaço dentro das artes, o documentário mostra como as quatro foram capazes de calçar o caminho daquelas brasileiras que surgiram nos anos vindouros.

Uma reflexão muito importante, mas que só parei para pensar depois de assistir o documentário, foi sobre a profissionalização feminina. É muito comum generalizarmos quando dizemos que  “antigamente, as mulheres não podiam trabalhar”. Mas as mulheres que não podiam eram apenas as da burguesia, pois as demais trabalham desde sempre.

Se você ainda não conhece a TV Escola, dê uma passadinha em uma das suas redes sociais. É uma tv para quem quer e gosta de aprender,  para quem tem fome de conhecimento (http://tvescola.mec.gov.br/). E se você se identifica, então, passe lá! Twitter: @tvescola – Youtube: /tvescola

Super recomendo que assistam este documentário: CLIQUE AQUI!

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s