Como funciona uma orquestra

Hello!

9e4e1d41a5261f9b267b33979f2b4b24

Nos últimos anos, me descobri uma grande apreciadora de orquestra. Não sei explicar de onde veio todo esse meu interesse. Só sei que, de uns tempos para cá, se me falarem que havareá um concerto em algum lugar eu vou correndo! Não importa se eu tiver que ir sozinha, como normalmente acontece, o que importa, é que eu sempre vou e aproveito muito!

Eu não entendo muito de música clássica, mas adoro pesquisar sobre. Resolvi compartilhar com vocês um pouquinho do que descobri sobre o funcionamento das orquestras.

A formação depende muito da música a ser tocada, mas sempre é montada para equilibrar tons graves e agudos. As maiores orquestras sinfônicas e filarmônicas chegam a ter 120 músicos.

  1. Jornada de Trabalho

Um concerto dura em média 90 minutos. Mas alguns podem chegar a 5 horas. Cada obra é dividida em várias partes – os chamados movimentos – entrecortadas por pausas. Para não desconcentrar os músicos, os músicos não devem aplaudir durante as pausas.

2.  Instrumentos

São distribuídos de acordo com a potência sonora. Os mais potentes são colocados no funco para não ofuscar os demais. O aboé, por causa da sua regularidade, fica no centro, e é utilizado para afinar os demais instrumentos.

3. Violinos

São divididos em dois grandes grupos. Assim, os primeiros tocam os trechos mais agudos da obra, enquanto os segundos os mais graves.

4. Spalla

É escolhido entre os violinistas e trabalha como o gerente da orquestra. Ele deve sempre passar as instruções do maestro para os demais músicos e checar a afinação de todos os instrumentos antes do concerto.

5. Maestro

Define como os músicos tocarão a obra. Pede que os músicos altere o volume e a velocidade de acordo com sua interpretação.Entra por último no palco, com os instrumentos já afinados.

763dfb8e007d8575a3fb4de9a58c16fe

7 comentários sobre “Como funciona uma orquestra

  1. Nathuanny disse:

    Que post maravilhoso, adoro orquestras e estou aprendendo a tocar violino, quem sabe né 🙂
    Pena que de uma certa maneira, a música clássica não é muito valorizada aqui, mas sem dúvida é uma grande arte.

    Beijokas 🙂

    Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s