Vamos conversar sobre feminismo?

soro.jpg

F E M I N I S M O ~ O que essas nove letrinhas dizem a você? É algo ruim? Me conta, vai! E não esqueça de continuar lendo esse post, please! Vai servir para te fazer entender o real significado da palavra. Muita coisa que se diz sobre o feminismo não tem nada a ver com ele, não seja um mero reprodutor da ignorância, se informe!

Feminismo defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político e econômico), entre homens e mulheres. Isso soa como algo excelente, não? lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, independente do seu gênero para mim é algo perfeito!

Será que é mimimi defender igualdade?? Eu me recuso a acreditar nisso. Afinal, numa sociedade que vive sob o patriarcado, onde condutas machistas são vistas diariamente, que ainda discute que roupa uma mulher pode ou não usar e que até hoje faz diferença salarial e de tratamento profissional baseando-se no gênero para definir que mulheres devem receber menos, pode se achar digna para julgar o movimento feminista como um simples mimimi.

Outra coisa importante de se falar: não julgue o sofrimento das pessoas. O que pode parecer bobo e inofensivo para você, pode ser muito cruel para outra. Nós somos seres distintos e reagimos diferentemente às coisas. Então, antes de falar que alguma garota está de “mimimi”, ouça o que ela tem a dizer. Nesse mundo maluco que a gente vive, as pessoas estão diariamente criticando e julgando a dor alheia, sem ao menos se importar em praticar a empatia e a sororidade. Não é preciso ser amiga delas, mas é importante mostrar para as mulheres ao nosso redor (mesmo que elas não sejam tão próximas) que estaremos do lado delas caso elas passem por situações difíceis apenas por serem mulheres.

Estamos loooonge de termos uma igualdade de gêneros. Conseguimos muitos avanços, sim, eu reconheço. Mas igualdade de gêneros? N Ã O! Temos uma igualdade formal – aquela prevista em leis, que dizem que “homens e mulheres são iguais perante à lei”,que quer tratar todo mundo igualmente, sem levar em consideração as suas diferenças existe e deve ser respeitada. Mas, além desta, devemos ter e considerar a igualdade material – as das ações afirmativas, das cotas, que enxerga as diferenças e não busca simplesmente eliminá-las. Se não, de que valeria nosso tão propagado “homens e mulheres são iguais perante a lei”?! Isso que o feminismo está querendo e lutando, sabia?

O feminismo não é algo limitado ao que você imagina, a luta é muito maior que o seu mundo de privilégios.  Quando uma mulher se sente apoiada por outras e  percebe o que é (bonita, capaz, inteligente, forte, livre etc) ela se fortalece para não deixar mais que atitudes, pessoas, e situações  machistas a machuquem ou a exponha a violências físicas e psicológicas. Quer exemplos? Numa situação de violência doméstica constante o homem que bate na mulher  também a ofende dizendo todos os dias que ela não é nada sem ele, que ninguém vai amá-la, que ela não sabe fazer nada para se sustentar…. A vítima está psicologicamente frágil, vulnerável e passa a acreditar naquilo. Sem acreditar nela mesma, ela não reage e permanece naquela relação destrutiva. Se esta mulher encontra apoio, ajuda ou qualquer coisa que levante sua auto estima, (formas de empoderamento) ela se fortalece, se sente mais segura para se libertar daquele sofrimento.

Espero que vocês tenham gostado desse tema e que façam perguntas! Vou selecionar algumas para responder depois em um único post. Obrigada por chegarem tão longe nesse post enorme e até o próximo!

2 comentários sobre “Vamos conversar sobre feminismo?

  1. Vera disse:

    Adorei o texto, Fi!
    Com um conteúdo bacana e de uma forma simples, você conseguiu explicar pra quem não conhece o movimento (ou quem descredibiliza), que ele não passa de uma luta pela igualdade!
    Adorei mesmo!
    Beijoca

    Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s