Filme: GILBERT GRAPE – APRENDIZ DE SONHADOR

Hello!

Dica perfeita para você que está a procura de um programa quentinho e caseiro❤ Assistir filme debaixo das cobertas❤ Se for bem acompanhada ainda … 

O filme “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador” é de 1993, bem antiguinho, né? Mas eu ainda não o conhecia tem direção de Lasse Hallström e é estrelado por Johnny Depp, Juliette Lewis e Leonardo DiCaprio (ele é lindo desde jovem e eu não entendo como não ganhou o Oscar por esse filme, sério).

Definindo em poucas palavras: o filme é lindo, sensível, transformador, humanístico e traz uma excelente lição de vida.

O jovem Gilbert é uma espécie de herói nada convencional. Ele mora em Endora, uma cidade pequena e tediosa, e trabalha numa mercearia. Após o suicídio do seu pai, ele assumiu o papel de chefe e provedor da família. Como ocorre em qualquer ambiente familiar, as pessoas da casa de Gilbert são diferentes e têm suas particularidades: a mãe (uma viúva extremamente gorda), duas filhas (uma adolescente rebelde e a outra, uma cozinheira desempregada) e três irmãos (um que não aparece no filme, e vive distante da família; Gilbert, que sustenta a casa, cuida de Arnie e tem um caso com uma mulher casada;  e Arnie é um jovem com deficiência mental).

Dessa maneira, o filme consegue falar sobre a propensão humana de julgar as pessoas que não se encaixam no padrão estabelecido socialmente, mostrando que a sociedade, infelizmente, não está preparada para aceitar as diferenças. O maior trunfo do filme, na minha opinião, é  a escolha dos seus personagens e a defesa deles por atores bastante competentes.

Outra reflexão trazida por “Aprendiz de Sonhador” diz respeito as mudanças. Não se pode  acostumar numa situação por muito tempo. O Gilbert cresceu numa situação e vive na mesma, mesmo depois de adulto, sem perspectivas e nem planos. Ele vive na mesma casa, sem nunca se mudar. Ele vive na mesma cidade, sem nunca ter ido a outro lugar. Ele não compra em outros lugares que não a sua mercearia. Ele vive a vida dos outros, nunca a sua. Um exemplo disso é que a função dele é cuidar do irmão incapacitado. E nessa tarefa, ele não pode se distrair nem por um instante. As primeiras cenas do filme são primordiais para esse entendimento. Se Gilbert se distrai por pouco mais de 3 minutos, Arnie sobe numa caixa d’água, e a responsabilidade e a vergonha caem para o irmão mais velho, a fonte de sustento para a família. Com o suicídio do pai, sua vida se torna quase irreversível, já que os tempos vagos que ele tinha com o irmão sobraram para ele trabalhar e sustentar a fome da mãe.

Alguém, por se acostumar a viver por muito tempo numa situação, acaba parando de vez a vida numa rotina alienada, sem tempo para se pensar na própria vida – Impossível algo mais atual que isso!!! A personagem Becky chega para realocar alguns conceitos. Ela simboliza a liberdade, a fuga e a nova alternativa pra Gilbert.

A lição que consegui tirar é APROVEITE A VIDA – MUDE QUANDO NÃO ESTIVER SATISFEITO! A vida é preciosa demais para deixarmos passar e vivermos na mesmice. Então aproveitemos oportunidades, fujamos da rotina, saibamos como não desperdiçá-la até o último momento. Cada momento é valioso e cada mudança é necessária. Não há como se viver por muito tempo se você recicla uma vida que já está desgastada.

Assista  trailer do filme:

Espero que tenham gostado da resenha e que eu não tenha dado muitos spoilers hahaha Ah, deixem sua indicação de filmes nos comentários!

❤ Beijos, beijos ❤

 

 

4 comentários sobre “Filme: GILBERT GRAPE – APRENDIZ DE SONHADOR

  1. Marcus Fortes disse:

    Acredita que assiti a esse filme devido a esse post? E realmente valeu a pena. A muito tempo eu não assitia a um filme inspirador e que mexesse com as minhas emoções de uma forma profunda assim. Legal também ver o Leonardo de Carprio (um dos melhores atores que já vi atuar) já mostrando tanto talento ainda que precoce. Parabéns pelo seu texto, achei que você demonstrou muita sensibilidade e traduziu bem as emoções e sentidos que o filme passa.

    Curtido por 1 pessoa

    • Fiama Souza disse:

      Jura???? Ai que máximo! Que bom que você gostou, eu tenho tentado compartilhar um pouquinho dos filmes e livros que me inspiram por aqui e fico muito feliz quando tenho esse tipo de retorno! Beijos e volte sempre =D

      Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s