Meritocracia existe?

Fiquei refletindo sobre meritocracia hoje. Será que realmente existe? Será que todas as pessoas que chegam no topo, chegam por “mérito próprio”? Não sei, viu. Tenho minhas dúvidas. 

Infelizmente, tenho muita mania de comparação. Fico analisando a minha vida e a de outras pessoas da minha idade e pensando o tanto que eu ainda tenho que caminharesolver para ficar no mesmo nível deles, mesmo tendo a mesma idade que eles.

Não se deixem levar pelo sentimento da comparação. Tenho me vigiado bastante para que isso não ocorra mais. 

Cada pessoa tem uma história de vida única. Cada pessoa é singular. Já parou para pensar nisso?

Eu não nasci numa família estruturada. Fui criada por uma avó “adotiva”, sem pai nem mãe, sem um sobrenome para me identificar com alguém. Ah, para “melhorar”, meu pai biológico não me registrou.

Estudei em escolas particulares sempre como bolsista. Meus materiais eram os mais simples. Nunca tive ajuda nos trabalhos e tarefas de casa. 

Minhas roupas vinham das minhas primas. Todas as minhas roupas. Passava de geração em geração. De mim para meus irmãos. 

EU JURO QUE EU NUNCA RECLAMEI DA ESCOLA, NEM DOS MATERIAIS E MUITO MENOS DAS ROUPAS.

Sentia muita falta dos meus pais. Mas meus avós me deram uma boa educação. Meus irmãos, dois mais novos, foram criados como uma espécie de filhos meus: eu ia a reunião de escola, levava para sair, dou bronca quando necessário, cuido e o todo resto mais…

E mesmo com tudo isso, eu consegui chegar onde eu cheguei. Óbvio que várias pessoas contribuíram para o meu sucesso e eu sou muito grata por isso!

Mas será que eu posso me comparar com alguém que nasceu numa família estruturada e teve recursos financeiros e psicológicos para se estabelecer?

Fica aí a reflexão. 

2 comentários sobre “Meritocracia existe?

  1. JCGuerrero disse:

    Todos esses detalhes fazem da sua trajetória única, e resultam na pessoa que você é agora 🙂 Eu acredito na meritocracia a nível moral, numa dimensão espiritual. Aqui na matéria estamos imersos em leis e sistemas humanos que favorecem os materialistas, não a igualdade que tanto almejamos. Quem sabe um dia as coisas se acertam… Beijos : *

    Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s