Dicas para você escolher seu vade mecum ⚖

vade

Hello, people!

O vade mecum é um  livro muito usado pelos estudantes de direito e profissionais da área. Refere-se a um compêndio das obras básicas para serem consultadas facilmente, como Códigos, a Constituição, leis..

A escolha de um Vade Mecum pode parecer bem complicada, a primeira vista, ainda mais porque este é um livro essencial para um bom curso de Direito. Mas no post de hoje quero ajudar explicando o que devemos procurar e qual editora é melhor!

Lembrando: A escolha do melhor Vade Mecum depende de pessoa para pessoa, é difícil você dar uma palavra final sobre isso.

Eu optei pelo da editora Rideel, versão 2015, o Vade Mecum Acadêmico (maior e mais pesado).

🌹REFERÊNCIAS

“Em geral, todos os códigos vêm com referências e índices remissivos. Todas as grandes editoras lançam seus códigos “referenciados”, ou com anotações de seu organizador para as legislações correlatas.

Em geral, quando comparamos um Vade Mecum com o outro, encontramos diferenças muito consideráveis em relação às suas referências. Certamente, não existe nenhum profissional que seja um doutor em excelência em todos os ramos do direito, e por isso, o organizador do Vade Mecum sempre tenderá a ser melhor nos assuntos em que esteja mais familializado”

🌹ÍNDICE REMISSIVO

“Outra causa de grandes diferenças está nos índices remissivos. Em geral, quando comparamos um Vade Mecum com o outro, podemos encontrar grandes diferenças. Procure observar bem o índice remissivo para ver se ele é satisfatório ou não, principalmente se as palavras chaves são intuitivas.

Muitas vezes temos que procurar em mais de uma palavra para encontrar todos os artigos referentes a determinado tema, e isso faz muita diferença na hora da prova ou no dia a dia do profissional do direito.”

🌹LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

“Agora, a questão primordial de controversas está na Legislação Complementar. Esta, na verdade, trata-se de uma seleção de legislação que o organizador entendeu como as mais importantes para serem colocadas no livro.

Por isso, quando comparamos o livro de uma para o de outra editora, sempre iremos encontrar leis que estão presentes em um Vade Mecum e que não estão no outro e vice-versa.

Para uma determinada pessoa que atua com o direito penal, o Vade Mecum de uma editora pode ser melhor do que o da outra por conter todas as leis que ela trata diariamente, como por exemplo a lei de execução penal. Já para outra pessoa que atua com direito civil, o melhor vade mecum pode ser de outra editora.”

🌹COMPLETO OU COMPACTO?

“Outra questão a se considerar faz referência ao peso do livro. Como sabemos, o Vade Mecum é um livro que será “carregado” diariamente pelos profissionais que com ele atuam. O Vade Mecum Acadêmico da Rideel é o mais pesado do mercado, com cerca de2,2 Kg. Já o Vade Mecum da Saraiva e o da RT pesam cerca de 1,6 kg.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina. Apesar de serem considerados os vade mecums mais completos do mercado, eles contém diversas legislações que nunca serão utilizados por seu proprietário, fazendo apenas aumentar o peso do livro que será carregado todos os dias.”

🌹PAPEL UTILIZADO

“Um papel especial (tipo folha de bíblia), faz com que o peso final do livro fique menor, e por isso não aceitam o uso de canetas “marca textos”, pois a tinta irá ultrapassar para as demais folhas. Alguns trazem, inclusive, a referência explícita em sua capa para que os usuários não utilizem canetas Marca Texto (“Atenção: o uso de canetas marca-texto ou de ponta porosa é incompatível com o papel do produto.”).

Existem estudantes que gostam de fazer glosas em seus Vade Mecums, e por isso, devem preterir tais códigos com folhas de papel bíblia, a não ser que todas as anotações sejam realizadas com tamanho cuidado para não rasgar as folhas e a lápis.

Mas como sabemos, a grande maioria dos professores e dos concursos públicos não aceitam a utilização de livros com anotações durante a resolução de provas. Por isso, a utilização do papel bíblia acaba por ajudar em muito no peso final do livro e na quantidade de legislação que será disponibilizada.”

FONTE: http://marcosfonsecadv.jusbrasil.com.br/artigos/171026613/conhecendo-o-vade-mecum

Anúncios

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s