Pressão social

nos-nos-tornamos-aquilo-que-amamosfiamavsa-blog

Nasci para “Ser alguém” e parece que esse ‘alguém‘ estava longe de ser a “FIAMA” que sou. Já na barriga da minha mãe, minha família e os amigos dela faziam vários planos sobre como eu seria, como eu agiria, a minha religião entre outras previsões sobre o meu futuro. Aos poucos, eles foram ditando minhas comidas, músicas preferidas, as amizades boas e as amizades ruins, o melhor curso a se fazer e até a profissão a se seguir. Eles tentam decidir se meus namoros são saudáveis, se minhas atitudes são corretas e tudo mais.

Eu nunca fui muito de me encaixar em padrões. Mas me surpreendo como me assusto e até mesmo me decepciono quando não cumpro o cronograma de vida padrão imposto pela sociedade.  Me lembro como fiquei apavorada por não ter passado no vestibular “de primeira”. Os pensamentos ruins começaram a me invadir, sem pedir licença, me atropelando e tirando todas as minhas forças. Fiquei mal por um bom tempo, mesmo sabendo que havia feito o meu melhor.

Segunda tentativa, fiz meu segundo enem, e graças a Deus tudo deu certo. Passei na faculdade que eu, e minha família, queríamos e no curso que eu, e minha família, queríamos. Tudo parecia correr bem, eu trabalhava e estudava, fazia inglês e academia. Perfeito, né? Não, estava longe de ser. Eu chorava de manhã, a tarde e a noite, lágrimas e mais lágrimas, além de sempre estar doente. O que parecia ser a vida perfeita para muitos, para mim era só sofrimento. Eu não tinha tempo para nada. Não saia, não encontrava com meus amigos, não conseguia dormir mais que 4 horas por noite, tudo se resumia a uma imensa pressão social.

Não queria largar o emprego, que eu odiava mais que tudo, para não magoar a minha família. Não queria trancar a faculdade para não me decepcionar e para não ter que encarar as críticas da minha família. O inglês e academia eram o que me faziam bem, além da escrita, eram as únicas coisas que me tiravam dessa realidade frustrante. Para sair dessa fase ruim que durou oito meses tive que ficar doente, afinal, quando a gente não fala, o nosso corpo fala por nós.

Graças a Deus, me recuperei bem. Mas não posso falar que já aprendi a lição de que “A vida é minha e eu tomo as decisões pensando em mim, pois é em mim que as consequências caem!”. Infelizmente não sou madura a este ponto. Tenho tentado ponderar muita coisa, mas mesmo assim, ainda me pego pensando no que as pessoas vão pensar..

Se eu tenho uma dica para você? Seja sempre você mesmo, aja segundo seu coração, pois é apensas isso que importa na SUA vida. ❤

Gostou do post? Me conte aqui nos comentários qual a pressão social que você está vivenciando, vou adorar poder te ajudar!

Beijos, beijos.

Anúncios

3 comentários sobre “Pressão social

  1. Oii, se não fosse por você já estar executando os planos,diria que você anda m seguindo e escreveu minha vida aí hehehe acho que as famílias sempre querem decidir por nós. Na verdade mesmo que não deixem a vontade deles em evidência eles sempre tem um plano em mente… Fazer o que?! Famílias são assim!😂

    Curtir

  2. Lindo lindo! Adorei.
    As pessoas sempre esperam que estejamos de acordo com suas expectativas. Por muito tempo, até agimos assim, mas não nos traz felicidade. Como você disse, muitas vezes é preciso adoecer para despertar. O incrível é que muitas das pessoas que estavam bem conosco quando agíamos de acordo com o que elas esperavam e aceitavam acabam não entendendo a nossa mudança quando passamos a agir de acordo com nossas verdades e vontades. Veem a evolução como algo ruim e às vezes até se afastam. Seja sempre você mesma e siga em busca da sua verdade. Ótimo post!

    Curtido por 1 pessoa

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s