O que fazer na semana que antecede a OAB

4-dicas-para-você-começar-a-organizar-sua-vida-financeira.jpg

Hello, people!

Faltam mais ou menos uma semana para a 1ª fase do XXII Exame de Ordem, e é exatamente nesta reta final que nós devemos tomar o máximo de cuidado para fazermos uma boa prova – tranquila e sem surpresas. Acreditem, é durante este período que um grande número de candidatos sucumbe a ansiedade e põe por água abaixo boa parte do que foi construído a duras penas durante o processo de preparação.

Vocês não tem ideia de como estou… Meu coração chega a doer alguns dias! Além de dessa ansiedade pela prova, ainda estou em fase final na faculdade, fazendo várias provas, além da pressão surreal que estou vivenciando.

O frio na barriga, a sensação de que não será possível dar conta de tanto volume de conteúdo e, ainda por cima, recordá-lo no momento da prova, é um bom indício de que o nervosismo está batendo à porta. Neste pouco tempo restante, é preciso que ter alguns cuidados que podem ser a diferença entre a aprovação e a reprovação na Prova da OAB.

Então vamos, compartilhar algumas dicas que podem nos auxiliar nesses dias de estudo:

Saiba o que não estudar

Acredite, saber o que não estudar é tão importante quanto saber o que estudar neste momento. Não há mais tempo hábil para que se aprenda novos temas, muito menos os complexos, aceite isso. Nestas últimas semanas, o candidato deve focar no que for mais objetivo e eficaz, e não em tentar aprender tudo o que não aprendeu durante toda a sua preparação. O custo/benefício da aplicação de tempo para o aprendizado de novos conteúdos, em relação ao tempo que o examinando pode dedicar para a revisão de temas que já foram estudados, certamente é menor.

Por isso, o importante neste momento é que se dê ênfase a revisão e fixação do conhecimento adquirido – será muito mais proveitoso.

Treine para o dia “D”

Mesmo que o examinando estude bastante, a sua efetividade na aplicação do seu conhecimento pode ser diminuída pela falta de prática. Ou seja, realizar simulados do exame de ordem é praticamente obrigatório para quem almeja a aprovação na OAB. Não resolver questões, é o equivalente ao nadador que aprendeu tudo sobre as técnicas e posturas da natação, mas que nunca entrou no mar. Quando resolver entrar, as chances de dar com os burros n’água são enormes.

Portanto, é recomendado que o candidato realize ao menos dois simulados com questões de provas anteriores da OAB até o dia “D”, bem como que cronometre o tempo utilizado a fim de evitar surpresas nesse sentido. Isso também oportuniza que o candidato consiga perceber seus pontos fortes e fracos para poder focar naquilo que é mais relevante, pois, a esta altura, o candidato precisa saber sobre o seu real o nível de preparação para evitar surpresas, sabendo que, em alguns casos, ainda há tempo para tomar medidas corretivas.

Detalhes sobre as regras do jogo / leitura do edital.

Sempre bato nesta tecla, pois posso afirmar, sem medo de errar, que a maioria dos examinandos informa-se sobre as regras do Exame de Ordem indiretamente, sem fazer a leitura do edital na íntegra. Já perdi a conta de perguntas que recebi sobre regras da prova, que se a pessoa tivesse lido o edital, jamais faria.

Por isso, além de consultar uma Análise do edital do XXII Exame de Ordem de sites especializados no certame, também é recomendado que o candidato faça uma leitura ele mesmo. Dúvidas poderão surgir, e daí a importância da leitura com antecedência.

Local da Prova

Ainda não é possível a consulta dos locais de prova da 1ª fase do XXII Exame de Ordem, mas, assim que for publicado, o candidato não deve deixar de verificá-lo imediatamente. Por mais que a maioria conheça os locais habituais de realização da prova, saber com antecedência será uma coisa a menos para se preocupar. Caso seja em uma cidade que o examinando ainda não conheça, é bom que se faça uma visita ao local com antecedência e que se informe sobre os detalhes do trânsito, bem como sobre formas de acesso, para não ter nenhum problema de última hora. Na hipótese do examinando chegar no mesmo dia da avaliação, é possível fazer um tour utilizando o Google Maps.

Outra dica importante: busque informações sobre atividades excepcionais (passeatas, protestos, feiras etc.) que possam interferir no itinerário.

Alimentação

Para o dia da prova, a fim de garantir o melhor desempenho físico e mental, é preciso ter certos cuidados com a alimentação. Isso é relevante pois estamos mais propícios à problemas estomacais em períodos em que a ansiedade aumenta. Portanto, é bom ter atenção redobrada com a alimentação no período que antecede a prova. Evitando excessos na alimentação e bebidas alcoólicas.

Pare de estudar, no mínimo, 24h antes da prova

Nestes últimos dias antes do certame, como foi dito anteriormente, estudar grandes volumes de conteúdos pode ser uma escolha errada. Este tempo restante, com certeza será melhor aproveitado se o examinando focar na manutenção do conhecimento adquirido até o momento, a fim de deixá-lo mais evidente na memória recente, facilitando o seu acesso durante da prova. Isso pode ser feito através da leitura de resumos, apontamentos e, também, praticando através da resolução de questões.

Assistir eventos de véspera da prova, promovidos por cursos preparatórios e afins, também é positivo.

> PARA MAIS INFORMAÇÕES: http://www.provadaordem.com.br

Gostou das dicas?
Então não deixe de dar o seu “Gostei” na publicação e, também, deixar o seu comentário.

Bons estudos!
 

 

Anúncios

2 comentários sobre “O que fazer na semana que antecede a OAB

  1. Uma dica de quem já passou por isso é: ” Não crie monstros que não existem!”.
    A prova não é um bicho de 7 cabeças. Haverá questões sacanas? Sim. Questões muito difíceis? Sim. Entretanto a prova da Ordem é admissional, não é um concurso. Você não precisa de 80 pontos, mas de apenas 40. E sim, existirão 40 questões “tranquilas” na prova. Então apague da cabeça comentários do tipo “a FGV não gosta de mim”, ” a banca quer sacanear” e etc. Em todas as provas há quem chora e há quem comemora, e a primeira pessoa a acreditar que você estará entre os em festa, tem de ser você!
    O que estudar na semana? Por experiência própria, eu indicaria as aulas que o Cers disponibiliza ao vivo e grátis. São revisões de 1 ou 2 horas por matéria, tratando de assuntos pontuais e dicas. Principalmente Processo do Trabalho e Ética, as quais os professores quase advinham a prova!

    No mais, “Boa Sorte” a todos!! Sem esquecer que sorte e competência caminham lado a lado!!!

    Curtido por 1 pessoa

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s