Como estudar para segunda fase da OAB

study

Hello, people!

Esses últimos dias foram de muita correria e gratidão por aqui! Eu encerrei o meu nono período e fui aprovada em todas as matérias sem final (AMÉM!) e fiz a primeira fase da prova da OAB. Agora, mais uma etapa se inicia >> a preparação para a segunda fase!

Fiquei uma semaninha descansando e colocando minha vida em ordem. Reencontrei alguns amigos, passei um tempo com minha família, atualizei essa cantinho, descansei… Enfim, consegui fazer várias coisas! Mas agora estou pronta para voltar  a rotina!

Escolhi fazer a minha segunda fase em direito do trabalho porque é um assunto que eu gosto e porque tenho certa facilidade nessa área. Na maioria das vezes as pessoas escolhem com base nas experiências ao longo da faculdade e em razão de estágios. Eu fiz estágio na delegacia e não tenho paciência NENHUMA para estudar essa matéria hahaha

Minha primeira dica é: NÃO ESCOLHA ALGO FÁCIL – porque nada é fácil –  ESCOLHA ALGO QUE VOCÊ GOSTE E CONSIGA PASSAR HORAS ESTUDANDO SEM RECLAMAR! Isso porque não existe área fácil e área difícil, tudo é relativo às suas experiências com ela.

Eu optei por fazer o cursinho online do CERS, fiz na primeira fase e gostei muito, daí – como a gente não mexe em time que está ganhando – resolvi continuar estudando com eles. Além disso, montei um material com base em provas antigas, daí vou resolver questões, “treinar de peças” e ler o material e a lei seca.

A preparação para a 2a fase, além do prévio conhecimento dos assuntos pertinentes à área escolhida, é necessário muita repetição! Exatamente… repetição! Quanto mais peças forem escritas, estudadas, analisadas, examinadas (artigos legais que se devem mencionar, argumentos intrínsecos, princípios relevantes a destacar etc) maior será sua capacidade de, no momento da prova, ao ler o enunciado, compreender a demanda, identificar a solução e a peça/resposta cabível.

Outra postura muito interessante à preparação para a 2a fase é conhecer as principais súmulas, súmulas vinculantes e jurisprudência consolidada das áreas. Não é necessário gastar horas buscando jurisprudência em sites, até porque as principais serão abordadas nas aulas ou na próprio livro. Alguns Códigos ou Vade Mecuns, específicos por área do direito (e editados em vistas ao Exame de Ordem) já possuem as súmulas organizadas pelo assunto, otimizando a busca na hora da prova e durante a preparação. Dêem uma lida, “gaste” 1 hora ou mais por semana fazendo isso. Quando diante da situação aplicável ao que dispõe hipotética súmula, certamente se lembrará de ter lido algo a respeito. Importante destacar que em Exames passados, considerável pontuação foi atribuída ao candidato que mencionasse simplesmente uma súmula, OJ ou súmula vinculante!

Esse tem sido o meu método de preparação, espero que possa ter contribuído com esta organização inicial e planejamento a curto prazo para sua aprovação no Exame!

Vamos à luta, poooovooooo!

Beijos, beijos e bons Estudos a todos!

Anúncios

2 comentários sobre “Como estudar para segunda fase da OAB

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s