Dra. Fiama: bacharela e advogada – substantivos femininos

feminist

Vinte e poucos anos, apenas vinte e cinco para ser mais específica, e já sou – ‘estou’ – sendo chamada de doutora e bacharela. Dá um frio na barriga!

Orgulho da minha avó, dos meus pais, dos meus irmão tios e tias. Orgulho de algumas professoras e de grupos feministas também, será?

Pois é, a valorização do substantivo feminino é questão de orgulho sim! Por isso eu faço questão de honra-los. Por mais que ainda se pareça estranho, sobretudo no que se refere a termos sonoros (bacharela), o correto é optarmos por tal forma gramatical.

Nunca é demais ser exageradamente feminina – feminista –  como vocês preferirem!!!

A língua portuguesa é machista sim e devemos quebrar esse resquício do paradigma patriarcal e buscarmos cada vez mais a identidade da mulher em vários âmbitos profissionais e públicos!

Você se lembra de alguma vez ter visto uma tabela em que os substantivos femininos ganhavam destaque sobre os masculinos? Aposto que não.

Os dicionários demarcam minuciosamente as acepções nos nomes masculinos, enquanto os nomes femininos ficam relacionados com os significados dos primeiros.Você já deve ter percebido que o assunto oferece muito “pano para a manga”, extrapolando as fronteiras de uma simples discussão gramatical.

Além disso, as ocupações de mulheres em postos de trabalho sofrem da transferência de suas características socialmente imputáveis (organização, manutenção, cuidados). É assim que o preconceito se mostra nas pequenas coisas.

As mulheres recebem menos, termos salariais, que os homens e, são as mulheres, preenchem os piores índices de desemprego e também do trabalho informal, no qual sofrem com a falta de oportunidade de promoção e, principalmente, de garantias previdenciárias e trabalhistas.

 

Anúncios

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s